Móveis reciclados e Sustentabilidade na Velha Bahia

 

Há muito tempo a palavra sustentabilidade passou a fazer parte do nosso cotidiano de uma maneira forte e urgente. Foi só o planeta começar a apresentar sintomas de falência que o tema virou foco das mídias e das grandes empresas, que passaram a aderir muito mais hábitos responsáveis. A utilização de material reciclado deixou de ser apenas uma tendência, e passou a ser sinal de conscientização e responsabilidade.  A necessidade de material alternativo somado a criatividade do brasileiro, resultou em muitas inovações em diversos segmentos.

 

No mercado de decoração, a sustentabilidade está representada na escolha da matéria-prima e em sistemas de produção que não coloquem em risco a saúde do planeta.  Ou seja, móveis criados com madeiras certificadas(os produtores se comprometem a replantar o que for extraído), madeiras de demolição( removidas de prédios que já seriam demolidos), reflorestamento, além lonas de caminhão, garrafas pet, sistemas de produção que utilizam um aproveitamento racional de água e eletricidade e muitas outras alternativas que não denigrem o meio ambiente.

        

Existem algumas empresas que fazem muito bem este árduo trabalho na escolha e manutenção de produtos responsáveis. Este é o caso da Velha Bahia. Os produtos da loja carioca  vêm ganhando destaque na mídia devido a utilização de diversas  alternativas que minimizam o impacto ambiental como, por exemplo, a madeira de demolição, manejo florestal,  PET, lonas recicladas, entre outros.

A velha Bahia iniciou este processo lá atrás, em meados da década de 80, lançando no mercado a madeira de demolição. Hoje em dia o impacto ambiental é um parâmetro importante na hora de decidir se o produto entra ou não na nossa linha” é o que conta o sócio da empresa, Rodrigo Perroni.

   

Veja exemplos de Móveis reciclados e o uso de materiais reciclados na decoração na Velha Bahia:

móveis feito com garrafa pet marcelo rosenbaum

O Puff Rosenbaum, criado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, é um produto Velha Bahia a ganhar destaque na Capa do caderno Morar bem do O Globo. Em formato que lembra os coloridos balões de São João, ele tem estrutura de alumínio e é revestido por uma espécie de corda feita com garrafas PET recicladas coloridas

moveis sustentaveis madeira manejo florestal

 

 

 

Tronco roliço

Linha vinhática, madeira de manejo florestal.
Somente dos indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados. Desta forma a floresta pode se regenerar sem perder sua biodiversidade.

 

 

 

 

 

Moveis feitos com garrafa pet

Banqueta Malu Corda Cor

Base em estrutura de alumínio, forrado artesanalmente com CORDA ECOLÓGICA, mais conhecida como CORDA PET – feitas de GARRAFAS DE REFRIGERANTES.
O PET parece frágil, mas é de difícil degradação. Por esse motivo, deu-se a reciclagem. 
Grande resistência, além de ter baixa elasticidade.
É um dos melhores materiais para se fazer cordas de amarração 
Para esse banco foi utilizado 85 GARRAFAS PET.  


 

 

moveis feito em pinho de riga

 

 

 

Gaveteiro pinho de Riga

Antigo gaveteiro em pinho de riga, recebeu pés de uma cadeira. Com pintura + impressão em silk

 



 

 

 

 

gaveteiros vintage e silk screen


 

Gaveteiro vintage verde

3 Gavetas provavelmente dos anos 50, que tiveram preservadas as marcas do tempo, associada a uma outra nova e colorida. Assim como um novo compartimento (em compensado) pintado em verde foi criado para receber as 4 gavetas deste pequeno buffet.

                             

                                                    

 

 

 

mesa sustentavel manejo florestal        

 

 

Mesa Dois irmãos

Linha vinhática, madeira de manejo florestal.
Somente os indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados. Desta forma a floresta pode se regenerar sem perder sua biodiversidade.

 

 

 

 

 

 

mesa ecologicamente correta com madeira de demolição

 

 

Mesa Jantar triângulo 

Faz parte da nossa linha de móveis executados em madeira de Demolição.

 

 

 

 

 

 

 

cadeira fibra extraida da amazonia



Cadeira Luanda

ESTRUTURA EM TUBO DE AÇO CARBONO, soldadas COM SOLDAS MIG, com pintura ANTIOXIDANTE, revestimento em JUNCO: FIBRA ALTAMENTE RESISTENTE, EXTRAÍDA DA AMAZÔNIA.

 

 

 

 

 

 

  Acesse nossa loja online e veja nossas mesas, bancos, cadeiras, entre outros móveis disponíveis para compra online Comprar escultura de parede

 

 

Veja mais móveis do nosso catálogo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------- / / -------------------------------------------------------------------------------------------